sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Tema 4: Diminuição/Sucateamento da Ferrovia

A diminuição e o sucateamento da ferrovia tiveram inicio no governo de JK, quando o Brasil decidiu privilegiar as rodovias como alternativa para transporte de mercadoria.
O objetivo dessa estratégia foi integrar o território brasileiro e também industrializar o país com base na formação de polos automobilísticos.
Assim, o Brasil passou a ser o país onde o transporte rodoviário é o principal meio utilizado para transportar cargas e produtos primários.
A opção pelo transporte rodoviário, enquanto política de estado, teve origem com o presidente Washington Luiz na década de 1920 que projetou e modernizou as estradas no interior de São Paulo.
Contudo, foi no governo de JK, já no final da década de 1950, que houve um grande investimento por parte do governo federal pelo transporte rodoviário em detrimento ao ferroviário.
A estratégia de JK tinha como base dois pontos distintos, o primeiro ponto foi a intenção de integrar o Brasil e o segundo foi de caráter político-econômico, que visava ampliar a malha rodoviária com o intuito de atrair empresas internacionais no ramo automobilístico.
O modal rodoviário corresponde a 58 % do transporte de carga do Brasil. Porém, mesmo optando pelas rodovias, as condições na maioria das estradas de rodagem do país estão precárias no que diz respeito a qualidade da pista, sinalização e segurança.
Podemos dizer que o principal responsável por gerar todas essas mudanças no Brasil foi JK, que com seu jeito de analisar o contexto político e econômico acreditava que as rodovias trariam para o Brasil um desenvolvimento maior do que com as ferrovias.

Integrantes: Arthur Lucas, João Vitor, Flipe.


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